14 de dezembro de 2012

Casais de sucesso


Ola, vim apenas deixar esse texto que encontrei e considerei pertinente para a fase que estamos vivendo.
Para o casamento começar a dar certo é necessário deixar e isso significa:
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24
* Deixar emocionalmente
Não devemos mais estar ligados emocionalmente aos nossos pais, isto não significa para de amá-los, mas sim tornar seu cônjuge a principal pessoa em sua vida.
*Deixar geograficamente
“Quem casa quer casa”, acho que a pessoa que fez este ditado era cristã. A bíblia instrui, muito sabiamente, que os casados devem morar em locais separados de seus pais. Isso porque o casal está formando uma nova família, com novos padrões, jeitos, gostos e condições. E o casal tem de aprender a criar o novo jeito viver juntos sem a influência das famílias anteriores.
*Deixar financeiramente
Juntamente com as emoções, o dinheiro deve ser direcionado para a nova família com prioridade, se o casal tem condição e concordar em ajudar os familiares tudo bem, mas a prioridade é o próprio sustento.
Casamento é uma sociedade, por isso não pode-se mais ter uma vida independente. O dinheiro, os bens, o corpo são coisas em comum do casal.
No casamento deve haver respeito a individualidade de cada um, isto é, respeitar o espaço de cada um. Exemplo: respeitar o futebol, o shopping, as cartas… Mas tudo com equilíbrio.
O casal deve ter uma única cultura, não mais a cultura de cada um, deve haver a identidade do casal.
O homem deve amar
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” Efésios 5:25


Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, pois nós somos membros do corpo de Cristo. Como dizem as Escrituras Sagradas: “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa.” Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja. Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido”


Feliz é o homem que ouve a sua mulher, porque elas possuem um “radar” e conseguem detectar situações ruins.

A esposa e a mulher deve respeitar e ser submissa ao homem.

“Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido.” Ef 5:22-24
A mulher deve respeitar e ser submissa ao marido. Este conceito é muito mal interpretado hoje, ser submisso a alguém significa estar sob a mesma missão que outra pessoa. Isso envolve confiança na direção que o outro está enxergando e caminhando. Ser submissa não é ser omissa, a mulher pode e deve expor sua opinião com respeito.


*Casamento precisa de renúncia da vontade própria para fazer a vontade do outro.


*O casamento é para fazer o outro feliz e não você mesmo.

No casamento devemos prestar contas um ao outro, com humildade, transparência e fidelidade. (Tg 5:16). Isso significa que um deve responder as perguntas do outro com paciência e humildade, não ocultando nada porque assim evitamos que encubramos o pecado. Prestar contas também é contar com a assessoria do cônjuge para evitar fazer maus negócios.
*O casal deve ser cúmplice um do outro, deve se comunicar com transparência.
*Casais inteligentes tem unidade e crescem juntos, eles somam todos os recursos para multiplicar e não ficam procurando motivos para dividir e subtrair.
*No casamento deve haver lealdade e transparência. Quando Deus criou Adão e Eva, eles estavam nus e não escondiam nada um do outro.
Casamento é uma viagem para a eternidade. Para essa viagem ser boa precisamos de:
Planejamento para se equipar de acordo com a viagem. Planejar o que queremos fazer e como queremos fazer.
Para comprar uma casa, um carro, trocar móveis, viajar… Todas essas coisas são muito boas, mas é preciso se planejar para saber se o casal pode arcar com as despesas que essas ações geram. Um bom controle financeiro pode ajudar bastante o casal.
Investimento para fazer a viagem dar certo.
Tirar férias, passear, comprar presentes, ir a lugares legais, reformar a casa…  Tudo isso é investimento e investir significa gastar $, mas também significa ter retorno que no caso irá proporcionar mais alegria, intimidade e vigor, renovando o ânimo do casal!
Manutenção para fazer com que a viagem aconteça até o final. Aqui se encaixam amizades com outros casais cristãos, ser acompanhado por líderes mais experientes, compartilhar com eles as situações e ouvir os conselhos.
Geralmente a cada 5 anos mudamos nossa maneira de pensar, nossa forma de enxergar as coisas. Por isso deve haver muita conversa, bate papo entre o casal. Também é bom ter um casal de amigos que possam andar juntos, para nos aconselhar, compartilhar as experiências e ajudar a não errar.
O casamento é uma benção e um desejo de Deus e quando Deus está no centro dele então dura para sempre!!!
Que você possa ser um homem/mulher de Deus para se futuro(a) cônjuge!!!! E que Deus te dê sabedoria para fazer uma boa escolha, no tempo e na condição certa!
autor: Samuel Oliveira

O que acharam? Concordam?

Boa noite 
:) márcia 

4 comentários:

  1. Belo texto, bom para refletir. Concordo plenamente. Principalmente pelas passagens bíblicas.

    Beijos !

    ResponderExcluir
  2. Márcia,
    Achei seu blog agora e AMEI!
    Gostei muito e estou seguindo!

    Beijocas!
    http://dafeiraaoaltar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou e seja bem vinda!!!

    abraços

    ResponderExcluir